Questões sobre Teorias Evolucionistas

Questões sobre Teorias Evolucionistas


Lista de exercícios sobre teorias evolucionistas com resposta.


1) (UECE) A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou: 

a) a seleção natural 

b) as mutações 

c) o uso e desuso dos órgãos 

d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos

Alternativa A


2) (ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:


a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.

b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.

c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.

d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.

e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

Alternativa B


3) (UFPR) O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.” A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:

 

a) Teoria de Lamarck 

b) Teoria de Malthus 

c) Teoria de Wallace 

d) Teoria de Darwin 

e) Teoria de Mendel

Alternativa A


4) (FUVEST) Em 2009, comemorou-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele


a) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.

b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.

c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi naschances de eles deixarem descendentes.

d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.

e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo.

Alternativa C


5) (PUC-RS) Quais dos cientistas abaixo deram as maiores contribuições para o desenvolvimento da teoria da evolução? 


a) Mendel, Newton e Darwin. 

b) Lineu, Aristóteles e Wallace. 

c) Pasteur, Lavoisier e Darwin.

d) Lamarck, Darwin e Lavoisier. 

e) Darwin, Wallace e Lamarck

Alternativa E


6) (UNIFESP) Considere as seguintes proposições:


I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente.

II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio.

III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência.


Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em


a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I, II e III.

Alternativa C


7) (UNIFESP) Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele humana.


“A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.”


“À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.”

 (Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).


Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias:


a) da Teoria Sintética da Evolução.

b) darwinistas.

c) neodarwinistas.

d) lamarckistas.

e) sobre especiação.

Alternativa D


8) (UFC) “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...”.


O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.


a) Seleção natural – Charles Darwin.

b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.

c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.

d) Seleção artificial – Charles Darwin.

e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

Alternativa C


9) (FUVEST) São mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética dos organismos 


a) a mutação, a seleção natural e a partenogênese. 

b) a mutação, a autogamia e a recombinação gênica. 

c) a mutação, a segregação independente dos cromossomos e a recombinação gênica. 

d) a seleção natural, a segregação independente dos cromossomos e a autogamia. 

e) a seleção natural, a recombinação gênica e a partenogênese.

Alternativa C


10) (UFRGS-RS)  As afirmativas a seguir estão baseadas em teorias evolutivas.


I. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes.

II. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida.

III. O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população.

IV. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existente sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.


A alternativa que contém, respectivamente, ideias de Lamarck e de Darwin é:


a) I e II.

b) I e IV.

c) III e II.

d) III e IV.

e) IV e II.

Alternativa B


Laura Souza

Eu amo aprender coisas novas \o/

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem