1) (Fuvest-SP) Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:
a) Do ovário;
b) Do óvulo fecundado;
c) Do zigoto;
d) Da parede do epicarpo;
e) Da oosfera fecundada.
Alternativa A
2) (Enem) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das
a) algas.
b) briófitas como os musgos.
c) pteridófitas como as samambaias.
d) gimnospermas como os pinheiros.
e) angiospermas como as árvores frutíferas.
Alternativa E
3) (Unifor-CE) No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o zigoto, o óvulo e o ovário originam, respectivamente,
a) fruto, semente e embrião.
b) embrião, fruto e semente.
c) embrião, semente e fruto.
d) semente, fruto e embrião.
e) semente, embrião e fruto.
Alternativa C
4) (Fuvest-SP) O endosperma da semente de angiospermas contém:
a) Material genético de cada genitor em quantidades iguais.
b) Somente material genético materno.
c) Somente material genético paterno.
d) Maior quantidade de material genético materno.
e) Maior quantidade de material genético paterno.
Alternativa D
5) (UFMS) As flores são estruturas que têm função na reprodução sexual das plantas angiospermas, onde se podem distinguir diferentes verticilos florais, entre os quais:
a) Tépalas: conjunto de pétalas de cores diferentes;
Corola: conjunto de sépalas;
Gineceu: sistema reprodutor masculino;
b) Corola: conjunto de sépalas;
Cálice: conjunto androceu-gineceu;
Perianto: conjunto de pétalas;
c) Corola: conjunto de sépalas;
Gineceu: sistema reprodutor masculino;
Perianto: conjunto androceu-gineceu;
d) Cálice: conjunto de pétalas;
Androceu: sistema reprodutor feminino;
Perigônio: conjunto de pétalas iguais;
e) Cálice: conjunto de sépalas;
Androceu: sistema reprodutor masculino;
Gineceu: sistema reprodutor feminino.
Alternativa E
6) (UTFPR) A respeito da cana de açúcar, muito utilizada na produção de açúcar, bebidas alcoólicas e etanol (biocombustível), podemos afirmar que:
a) possui raiz do tipo tubérculo, cheio de reservas nutritivas.
b) é uma gimnosperma, pois não possui flores nem sementes.
c) o açúcar acumulado nas folhas é produzido através da quimiossíntese, processo de síntese sem necessidade de luz.
d) é uma monocotiledônea com caule do tipo colmo cheio, onde acumula material nutritivo.
e) é uma dicotiledônea, possui raiz axial e tuberosa.
Alternativa D
7) (UFPB) A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois grupos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas.
Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:
a) Os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas.
b) As angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico.
c) Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça e abdome.
d) Os insetos apresentam sexos separados e são animais vivíparos.
e) As angiospermas formam, após a dupla fecundação, um embrião 3n e um endosperma 2n.
Alternativa A
08) (Mack) Nas Angiospermas, ocorre dupla fecundação, pois um núcleo espermático se funde com a oosfera, formando um zigoto 2n, e o outro núcleo espermático se funde com
a) um núcleo polar, formando o endosperma secundário 2n.
b) um núcleo polar, formando o endosperma primário 2n.
c) dois núcleos polares, formando o endosperma secundário 3n.
d) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 2n.
e) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 3n.
Alternativa C
09) (PUC-MG) As Angiospermas representam o extremo atual de uma tendência evolutiva que passa pelas Traqueófitas: geração esporofítica desenvolvida e gametofítica reduzida. São características exclusivas das Angiospermas, EXCETO:
a) dupla fecundação.
b) endosperma triplóide.
c) produção de sementes.
d) presença de ovários e frutos.
Alternativa C
10) (UFC) Os frutos são órgãos vegetais que se desenvolvem a partir dos ovários, após a fecundação de seus óvulos. Entretanto, pode ocorrer a formação do fruto, sem que tenha ocorrido fecundação. Como exemplo, temos:
a) a banana.
b) o abacate.
c) o caju.
d) a acerola.
e) a manga
Alternativa A
11) (UFRJ) Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como:
a) briófitas.
b) pteridófitas.
c) gimnospermas.
d) monocotiledôneas.
e) dicotiledôneas.
Alternativa D
12) (Albert Einstein) Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes.
A planta em questão
a) é uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o crescimento do ovário.
b) é uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
c) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é a partenocarpia artificial, no qual a auxina promoveu o desenvolvimento do ovário.
d) pode ser uma gimnosperma ou uma angiosperma, e o processo observado é o da formação de pseudofrutos, no qual a auxina promoveu o crescimento de outras partes da flor, além do pistilo.
Alternativa A
13) (UFOP MG) Na maioria das angiospermas, as sementes e os frutos originam-se a partir:
a) Do zigoto.
b) Do ovário e do endosperma.
c) Do óvulo e do ovário.
d) Da oosfera e do óvulo.
Alternativa C
14) (UDESC) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:
a) presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
b) presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.
c) produção de sementes sem proteção de um fruto.
d) reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monóicas.
e) alternância de gerações e fase esporofítica haplóide.
Alternativa A
15) (Universidade Potiguar – UnP – Vestibular Medicina) As angiospermas encontram-se espalhadas por toda a superfície do planeta, condição que ratifica o enorme sucesso evolutivo desse grupo vegetal. Todo esse sucesso está relacionado a um conjunto de características que favoreceu ao incremento do seu potencial adaptativo e reprodutivo. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente duas características das angiospermas e os seus respectivos ganhos evolutivos.
a) raízes fasciculadas que favoreceram ao processo de fotossíntese; flor hermafrodita e fechada que favoreceu a autofecundação.
b) flor monóclina que favoreceu ao cruzamento entre diferentes espécies de angiospermas; raiz pivotante que melhorou a captura de água na superfície por esses vegetais.
c) flor colorida, nectária e odorífera que favoreceu a melhoria da polinização; semente no interior do fruto que favoreceu a dispersão das plantas por diferentes ambientes.
d) surgimento do xilema que favoreceu ao desenvolvimento de um caule ereto; surgimento da filotaxia com folhas opostas cruzadas que favoreceu a melhoria da fotossíntese.
Alternativa C